Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Conta como foi... (parte I)

18/Agosto
É um frenesim o ambiente no Centro Pastoral de Amarante. Dezenas de músicos e aprendizes vieram à recepção dos participantes no Estágio de Verão da Banda. Músicos das duas pontas e do centro do concelho reuniam-se, após anos de rivalidade e bairrismo. Lançavam-se os alicerces para uma única banda, pelo menos naquela semana. Tudo finalmente calado, e o presidente faz o uso da palavra, apresentando o estágio, passando-a depois para o vereador da cultura e, por fim, para o maestro, que apresentou os objectivos do evento e os professores. Seguidamente, cada um se dirigiria para a sala que lhe era destinada, dando início aos trabalhos.
Foi só esta a primeira parte de um dia, como seriam os seguintes. No Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão, foi possível iluminar muito melhor os horizontes dos músicos participantes. Os professores, de qualidades inegáveis, proporcionaram ensinamentos importantes para quem se encontrava em iniciação, algo também muito útil para quem se encontrava mais avançado, e técnicas de aperfeiçoamento igualmente relevantes. Trataram também de preparar peças de música de Câmara com os alunos e ensaiar os respectivos naipes. Seria esta formação intensiva que decorreria durante cada tarde.
À noite, e após um jantar em conjunto onde, dia após dia, a convivência se tornava cada vez mais interessante; decorria o ensaio geral. Aqui ensaiavam-se simplesmente oito peças. Três peças novas e relativamente simples, para inovar repertório por estes lados, outras três peças já mais conhecidas, para executar peças de repertório de Banda com interesse, e duas peças extra, para alegrar ainda mais a festa final. Aqui os conhecimentos seriam ainda mais alargados, com ensinamentos sobre disciplina, apresentação e forma de tocar em grupo.
Decorreria assim a preparação destes músicos, alguns em serviço na sua respectiva banda e outros em iniciação. O objectivo consistia em três concertos, nos quais os professores teriam oportunidade de se mostrar, mostrar as suas classes e um último concerto de Banda. Restava só muito trabalho.

Sem comentários: