E, tal como prometido, aí vem a versão original de um excerto de mais uma obra. Desta vez, e mesmo só para divertimento, será uma obra que caiu no esquecimento.
Trata-se de "Festas no Pico". Pois sim. Trata-se de uma pequena selecção de temas populares portugueses. O autor junta a "Chula da Livração" de Paco Bandeira, "A Mulher Gorda" (popular) e o imortal "Bacalhau à Portuguesa" de Quim Barreiros. Esta obra era, então, específica para despedidas em festas mais populares e quentes, tendo sido erradamente utilizada, várias vezes, como rapsódia ou número ligeiro, noutros tempos.
Na canção em específico, Quim Barreiros faz menção ao bacalhau, alimento predilecto das gentes de Portugal, com todo o seu tradicionalismo e humor regional. Fica o vídeo de uma actuação ao vivo no arraial do INP.
Abre desde já um programa caseiro de tempos lúdicos e, ao mesmo tempo, de trabalho em conjunto pelos elementos da Banda. Assim sendo, de acordo com a disponibilidade de cada um, reunir-se-ão os executantes de modo a "dar umas notas", trabalhando assim, de uma forma "light". Em conjunto e em busca de boa disposição, faz-se assim o convite, em datas a combinar entre os elementos.