Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

terça-feira, 8 de junho de 2010

Corpus Christi '10

O ano de 2010 trouxe muitos desafios. O volume de trabalho da Banda Musical de Amarante teve que ser enorme para correspondermos aos compromissos que assumimos. Logo um serviço em Janeiro com transmissão de uma obra para a televisão nacional e o mês de Abril repleto de festas. Maio foi para descansar, mas Junho arrancou logo com quatro requisições. No dia 3 a Banda apresentou-se para o serviço do feriado do Corpo de Deus. Nos três dias seguintes, três aparições, sendo que, na primeira delas, apenas foi um pequeno grupo de músicos a acompanhar as marchas do infantário "O Miúdo".

Iremos contar a história por partes. Na quarta-feira, dia 2 de Junho, qualquer um de nós terá passado a tarde ansioso... Aproximava-se um feriado. Mas era um dia especial, pois o Rodrigo Carvalho, filho de Ricardo Carvalho, completava mais um aniversário. O futebolista, amigo pessoal do nosso presidente, requisitou assim que a Banda se deslocasse à sua propriedade para brindar o menino com canções. A Instituição acedeu e os músicos do núcleo duro foram, sem compromisso algum, visitar a família em festa. Muita música, fotografias e deslumbre pela companhia de uma referência que leva cada vez mais longe o nome da nossa terra. Enfrenta o compromisso do Campeonato do Mundo 2010 na África do Sul e veio, apenas uns dias antes da partida, recarregar forças à sua terra natal. É, sem dúvida, um exemplo da dedicação e força de vontade que devemos aplicar ao que fazemos e da paixão com que devemos sentir a nossa terra. Uma medalha por tudo isso e pelo símbolo que é para cada um de nós: um humilde vencedor.
Nesse mesmo dia, a Banda tinha ainda que ensaiar. O calendário estava "gordo" por esta altura e a necessidade de trabalho era grande. Ainda para mais quando dois elementos tiveram que deixar a Instituição. São assuntos internos que a Direcção soube partilhar da melhor forma com o grupo, explicando razões e colhendo opiniões. Uma forma de lidar com as pessoas que fez com que, no final do ensaio, não só se ganhasse qualidade artística como também uma união mais forte e inquebrável. O grupo iria assim apresentar-se nos serviços, sentindo pelos colegas que partiam nada mais que saudade e pena por não poderem trabalhar com a farda blaugrana. O desejo de toda a sorte do mundo para eles da parte de todos nós.

O serviço propriamente dito chega finalmente na quinta-feira seguinte. Amarante viu a sua Banda iniciar o desfile pelas 15h30, em sta. Luzia. A cidade esperava maturidade e ainda mais qualidade da sua Banda que já mostra há três anos criatividade, frescura, arte e dinamismo. Foi tudo isto que lutámos para demonstrar durante o dia.
Terminada a entrada foi tempo para um concerto no largo de S. Gonçalo, num dos dois coretos montados com vista aos concertos a duas bandas nas Festas da Cidade. A Banda foi dirigida pelo maestro Armando Teixeira e pelo director artístico Fernando Marinho. Seguir-se-ia a procissão solene pelas artérias principais da nossa terra e finalizava o dia de trabalho.

Esforço, dedicação e união foram as palavras-chave. A Banda pautou o seu trabalho com toda a delicadeza trabalhada dias e dias na interpretação das suas obras, inovação do seu repertório e um trabalho conjunto esforçado, até mesmo na organização do material de concerto. Esperavam-nos agora mais outros serviços. Esta "corrida" ainda mal tinha começado.

Programa do concerto:
  • Hispânico - pasodoble, Nuno Osório
  • Guilherme Tell - abertura, Gioacchino Rossini
  • Pacis Valley, Ben Haemouts
  • Canções da Tradição - rapsódia, Luís Cardoso

Sem comentários: