Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campeões

A Banda Musical de Amarante voltou triunfante do IV Concurso Internacional do Ateneu Artístico Vilafranquense, talvez o mais significativo certame de Bandas realizado em Portugal. Numa prova com 20 formações de sopros, realizada no fim-de-semana de 28 e 29 de Abril, os “Homens da Barba Branca” saíram premiados com o primeiro prémio (91,6 pontos) e o prémio “Tauromaquia” – referente à melhor interpretação do pasodoble obrigatório, “Forcados do Sul”, de David Costa – no 3º escalão, a que se candidataram. Triunfaram, ainda, a Banda de Vilela, no 2º escalão, e a Associação Recreativa e Musical dos Amigos da Branca, no 1º.

A partida de casa ocorreu pelo final da manhã de Sábado, numa viagem animada e bem-disposta, típica do ambiente da Banda. À chegada, oportunidade para um lanche e um pequeno aquecimento e, depois, viria o concerto/prova. A Banda de Amarante apresentou-se num palco, onde aproveitou da melhor maneira as condições acústicas e a sonoridade do grupo, intensamente trabalhada nos últimos dias. Com muita concentração, e tirando um bom aproveitamento da afinação e dinâmicas das obras, a Banda azul-grená logrou uma boa pontuação tanto na peça e pasodoble obrigatórios, bem como na peça opcional, a 7ª suite de Alfred Reed, uma estrondosa master piece.

A viagem de regresso decorreu com grande euforia, estando o grupo mentalizado da sua boa performance que lhe permitiria almejar uma excelente prestação. O dia seguinte deu lugar à ansiedade, curada já noite dentro, quando o representante da Banda no anúncio dos prémios do certame, Carlos Ribeiro da Silva, comunicou o resultado.

Este resultado aparece como somatório de um conjunto de esforços ao longo dos anos: criteriosa gestão directiva para estabilização de contas e margem de manobra para apostas de tal envergadura; trabalho apaixonado e dedicado pelos elementos da direcção artística, no melhoramento constante da performance da formação; fundação de pilares robustos de alma, paixão e elegância no seio do grupo. Três sectores, direcção, direcção artística e corpo musical, em perfeita sintonia, levando o nome de Amarante mais longe e assumindo a responsabilidade que advém do talento que possuem, tratando uma actividade amadora com profissionalismo, carregando o nome da cidade ao peito, junto com o seu lema – “mais que um músico”.

Programa de concerto da Banda Musical de Amarante:
  • Consuelo Císcar, pasodoble - Ferrer Ferran (peça de aquecimento não pontuável)
  • Do Alto da Estrela - Luís Serra (peça obrigatória)
  • Seventh Suite for Band, A Century of Flight - Alfred Reed (peça opcional)
  • Forcados do Sul, passodoble - David Costa (prémio "Tauromaquia")


3ª CATEGORIA
Prémio Tauromaquia: 
Banda de Amarante


3ª Classificada
Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense com 87 Pontos
Pico - Açores


2ª Classificada
Associação Filarmónica Bidoeirense com 89 Pontos
Bidoeira - Leiria


VENCEDORA da 3ª Categoria:
Banda Musical de Amarante com 91,6 pontos


Sem comentários: