Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Festa em Peroselo - Penafiel

Cada vez mais concentrados nas grandes metrópoles litorais ou, mesmo, emigrados para fora, por vermos capital que poderia dar muitos empregos ser usado para umas poucas vagas inúteis para determinada minoria, vamos como que esquecendo o Portugal profundo, o verdadeiro país que teimam em querer desertificar e deixar para trás. É aqui que começa Portugal e, também daqui, saem médicos, engenheiros, pensadores, intelectos, força de vontade e espírito trabalhador que podem muito bem dar a Portugal o espírito que precisa, fosse essa "austeridade" uma medida transversal a todo o português... Neste Portugal dos campos verdes e cultivados, rasgados por pequenos riachos e caminhos já modernizados que tornam as pitorescas aldeias mais simpáticas e acolhedoras, reside a nossa identidade. 

É nestes recantos de paraíso onde reside um povo que gosta das suas raízes e se junta, para celebrar as suas origens e os momentos que desde sempre fizeram parte da história das suas terras. A religiosidade já não é o engodo de outros tempos, felizmente, mas é uma perenidade que talha o nome do nosso país durante este século onde o termo globalização se confundo com o fenómeno de banalização. Num século XXI onde auto-proclamados heróis (tão culpados como qualquer outro) atacam ferozmente o clero por permitir... aplausos... Neste século onde o país se encaminha para se entregar, resta o povo para fazer religião, os verdadeiros crentes que relembram, nas suas festas, que têm uma fé, que não resolve nada, por si só, mas que já servirá para ajudar a mover algumas "montanhas" na vida.

Obviamente que, neste Portugal profundo, nem tudo são "rosas". Talvez vítimas da analfabetização que assolou grandes períodos do século passado, muitas dessas gerações do século XX tiveram infelizes exemplos de busca de protagonismo, ao invés de esforço por um melhor trabalho. Tivemos esse exemplo na infeliz comissão de festas que Gondar não mereceu, há uns 2 anos, em que o nosso momento de afinação, importantíssimo para a nossa actividade, foi criticado porque "ali não era para ensaiar"... Curiosidades que a falta de cultura não faz por satisfazer. Em Peroselo (Penafiel), pelo contrário, encontrámos uma organização diferente... Para melhor. A Nossa Senhora da Visitação soube, antes de mais, ter a felicidade de encontrar um grupo de jovens que não abandona as tradições e ama a sua terra. Sem desprezo por outras gerações, não querendo entrar em generalizações nos exemplos citados, mas trata-se de um sinal forte de esperança para o país, de que há renovação de gerações (e mentalidades) que fazem funcionar toda uma orgânica das tradições seculares que ainda vale a pena manter.

Começando o dia mal para a Banda Musical de Amarante, com 2 autocarros da empresa contratada para os transportes avariados, os músicos deram um pouco mais de si e usaram os seus transportes particulares para se deslocarem ao serviço. Um enorme sinal de compreensão foi dado por parte do grupo integrante da comissão, que conduziu muito bem a Banda pela festividade, assinalando os momentos de actuação e deixando o planeamento da tarde - anterior à procissão - ao critério do nosso maestro. Uma manobra que, de facto, deixa que os devidos responsáveis façam funcionar a festa dentro daquilo que lhes compete e sem quaisquer pressões.

Fomos exemplares no cumprimento das obrigações, obtivemos excelentes efeitos sonoros e técnicos contra as condições climatéricas que se faziam sentir (um imenso calor) e consistimos na animação de um largo em constante enchente até à hora da procissão. Exemplares, também, na conduta no momento solene, fomos aplaudidos na hora da despedida e deixámos esta freguesia penafidelense com missão cumprida. 

A Banda Musical de Amarante apresentou-se nesta romaria como mera banda sonora daquilo que ainda vale a pena ver: o Portugal profundo que também evolui, que é Portugal nas suas origens.

Sem comentários: