Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mística e progresso

Eis que a época prossegue. Aos poucos, a passos de bebé, tornamo-nos num grupo com melhores performances. Aqui, na nossa casa amarantina, demos a alegria ao povo de nos ver não morrer e voltar às ruas e coretos da cidade. Várias festas passaram, muito trabalho foi feito, novos desafios se colocaram, semana após semana. E soubemos superar sempre quaisquer obstáculos. Sempre com esta nova filosofia de que o trabalho começa dentro de cada um de nós. Só depois de bem preparados, nos uniremos uns aos outros para saír toda a arte que nos tem caracterizado. E tem dado bons resultados. A crítica tem sido excelente. Os níveis de motivação vão crescendo, aliando a nova linha de trabalho começada no seio mais prematuro da Instituição - a sua escola. Novos activos ingressam na Banda com uma formação dedicada por parte de professores com reconhecimento elevado. Algo que alguns podiam também aproveitar - certamente muito vantajoso e gratuito.

Aprontam-se aí novos desafios. Olhem bem para o calendário. Vamos ter novamente aquele que foi um ex-libris das iniciativas da nossa Banda - um estágio de Verão. Todo o calor humano, trabalho descontraído e as noites de música ao luar vão regressar naquela semana de Agosto. E, vejam mais, vamos voltar aos serviços por fora. Deslocar-nos-emos a Figueiró, para reencontrar a Banda de S. Martinho de Mancelos em mais um evento cultural à amarantina. É uma nova prova - mostrar também fora das portas da cidade as mudanças que optámos por levar a cabo. Têm dado frutos. Mostremos então a evolução. Com o nosso trabalho, dedicação e sentido de responsabilidade, de disponibilidade de representarmos esta Banda, que tanto nos deu, tornar-se-á, de futuro, mais fácil desfilarmos em mais festas e romarias deste género, por este norte fora. Todos nós, músicos, queremos ter serviços, desfilar, romar e tocar, com outras bandas e para o público. Mas nada disso será possível confirmar sem sinais nossos de certeza de que esta Banda pode contar connosco. Porque esta Banda nada mais é que nós mesmos. E o seu corpo encontra-se incompleto sem um de nós, seja o elemento que for.

O desafio está aí. Para quem nota, muita concentração e amor, porque assim será fácil lutar. Para quem não nota, um pouco mais de dedicação tornará a luta e a união mais forte. Já está visto que, no coreto, deixamos o suor todo na camisa. Façamo-lo também nas importantes e, ainda assim, poucas vezes em que somos requisitados para representar a Instituição.

Sem comentários: