Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Conta como foi... (parte II)

Parar é morrer. Apesar de muito banal, este poderia bem ter sido o lema do estágio. Ninguém parava mesmo. Os maestros sempre de um lado para o outro, os incansáveis músicos sempre em aulas. Apenas uns curtos e preciosos momentos durante a tarde para o lanche. Fora outras distracções.
Ora, numa certa manhã, foram todos jogar futebol. Tal como se costumava fazer nas manhãs das Festas da Cidade. Mas numa manhã de estágio. Até o maestro Fernando Marinho apareceu à festa, sendo um elemento impulsivo e determinante para os resultados das partidas, não ponde de parte, nem mesmo aqui, a sua capacidade de liderança.
Era nestes momentos e nos momentos do jantar, que desapareciam cada vez mais as três bandas e ficava uma só, nem de Amarante, nem de Mancelos, nem de Várzea, mas sim de todos nós. Se o concerto dependesse da ligação entre os elementos, estava quase "no ponto".
À noite seguia o ensaio geral. Algo que se modificou ao terceiro dia. Ora porquê? Começaram os concertos. Primeiro concerto: professores. Na cozinha dos frades, os professores convidados demonstraram as suas habilidades com um bonito concerto, cheio de repertório contemporâneo. Com sala cheia e, mesmo assim, atrapalhados por alemães inconvenientes, assistiu-se a um bom espectáculo.
Após isto, o iceberg do qual só era vista a ponta nas aulas, mostrou-se um pouco mais, sendo possível ver que os professores mereciam mesmo o voto de confiança que lhes foi dado ao serem convidados.
Mais aulas, mais estágio, mais ensaio, e vinha o segundo concerto - o de alunos, no antigo cine-teatro. Repertório um pouco mais convencional mostrou o trabalho e evolução desenvolvidos durante o evento. Houve até espaço para os aprendizes mais novos e iniciados se mostrarem. Após isto, o que não faltava, era diversão. À noite, nas esplanadas à beira-rio, alunos e professores divertiam-se juntos. É claro, que sendo mais bem abastados, os professores pagavam umas rodadinhas aos seus alunos. Mas coisa pouca.
Restava agora só mais um concerto. O mais esperado. Nos claustros toda a gente poderia ver a banda que se andou a ensaiar durante uma semana. Toda a gente poderia assim observar se este evento valera a pena. E a conclusão das maiorias indica que sim.
Acrescentando a locução do locutor de Amarante, Delfim Carvalho, mais coreografias excelentes, o concerto revelou-se um sucesso. Após um discurso do presidente Dr. Dinis de Mesquita, seguia-se a última música programada, com direito a dois extras. E, não esquecer, que um dos momentos da noite foi sem dúvida a peça a solo de clarinete por Carlos André Silva. Os aplausos vinham da plateia e do palco para uma das nossas grandes promessas.
Houveram ainda algumas dúvidas acerca de certos pormenores, mas podemos já esclarecer: o compositor que fez o arranjo de "Santana- a portrait" é Giancarlo Gazzani. Nuno Penetro é um bom músico, que deu o exemplo durante todo o estágio, vindo em busca de mais conhecimentos, não saindo de mãos a abanar, de certeza; é uma pessoa cinco estrelas, e quem não o conhecia certamente adorou faze-lo.
A festa terminou com a entrega de diplomas. Seguia-se só mais um pouquinho de diversão nocturna. À despedida, os professores foram coniventes, dizendo que gostavam de cá voltar e que as Bandas têm bom potencial. Fica o desejo de os voltar a receber e de que hajam mais eventos assim, para que a música em Amarante seja sempre beneficiada.

Àqueles que preconizavam que os mais antigos não iriam aderir a este estágio, saibam que foram pontuais, merecendo destaque Gonçalo Flores, por ser o mais velho e, ainda assim, o mais assíduo e pontual de todo o estágio. Para quem não gostou da organização e dos cartazes e panfletos, saiba que foi opinião única, tendo estes sido recebidos com opiniões positivas e agradadas. Para quem ainda vive no bairrismo e rivalidade de outros tempos, saiba que issa já acabou. Para quem queria vir e não pode, saiba que não foi possível porque neste primeiro ano convencionou-se que só viessem as bandas do concelho. En eventos futuros estará mais aberto. As mais sinceras desculpas. Para todos, um muito obrigado. Em eventos futuros teremos todo o prazer em os voltar a receber e esperamos que voltem sempre.

Sem comentários: